7# Ainda em preparação...

Quanto tempo demoram as burocracias para construção de habitação unifamiliar? Não é bem a pergunta certa...

Quando mudei de área de acção profissional, neste caso, do Porto para Vila Nova de Gaia, contava que o funcionamento e despacho das burocracias seriam mais ou menos similares, tendo sempre em conta, até então, o pior cenário conhecido. Já sei que não há cumprimentos de prazos em licenciamentos porque a análise de projetos demora imenso por ter de observar inúmeras legislações, por vezes contrárias entre si, que há poucos técnicos nas câmaras, ou até alguns demasiado jovens (os mais velhos sairam com a crise) e que ainda não dominam, e porque ainda há entidades que têm legislação própria e portanto, não querem saber da legislação nacional/municipal (não há defesa possível), e porque quando os requerimentos dependem de 1 ou mais pessoas, e de 1 ou mais entidades, isto é uma cadeia que não tem fim, e porque ainda, estamos num ciclo de enorme especulação imobiliária e muita vontade de construir, comprar e vender, todos os caminhos estão entupidos... Daí que, aguardo, tolero e medito...

Não me perguntem quanto tempo demora o quê, já nem sei como responder. Aguardem, tolerem e meditem... E que não venha chuva, por favor! Porque até as previsões metereológicas nem sempre são as mais assertivas!

Resumindo e concluindo, duas semanas após emissão de autorização, tudo ainda em preparação. Os pedidos de contadores ainda estão em curso, nada formalizado e devidamente instalado, a aguardar a atribuição de fiscal de obra por parte da câmara, montagem de estaleiro e limpeza de terreno, tudo como dantes, com mais uma ervas e tal... Ao invés, as placas informativas de obra estão prontas para imprimir e montar no local.

placa